Pular para o conteúdo principal

Escalas musicais (sequência maior)

 bom vamos iniciar dizendo que estou publicando e atualizando alguns saberes musicais importante, que preciso registrar aqui no blog. E vamos iniciar a serie de postagem, falando de escalas musicais. que nada mais é do que uma sequencia emfileirada de degraus de uma escada que chamamos na musica de escala.

Imagem ilustrativa (ai gemini)


vamos exemplificiar uma delas e possivel a mais conhecida dó maior.


ela se da nome de maior por ter os graus da escala 3 pra 4 e 7 pra 8, serem maiores. em sua formação.


C D E F G A B = C (dó) com seu 1- grau na escala, D (ré) com seu 2 - grau na escala, E (mi) com seu 3 grau da escala, e caminhamos para meio tom vamos encontrar o F (fá) o 4 grau na escala, G (sol) com seu 5 grau da escala, o A (la) com seu 6 grau da escala maior e por fim mais um tom e penúltimo o B (si) com seu 7 grau e meio tom a frente teremos o C (dó) oitava.


E assim se faz uma escala maior em qualquer tonalidade do 3 grau da escala para o 4 grau em semitom e tambem o 7 grau da escala para o 8 tambem serem apenas semitom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da escala de wollet: origem

Sem delongas! O intuito deste blog alem de compartilhar meus pensamento, serve de atrativo de estudo(também não sei o que quis dizer). Estava eu aqui em casa passando e revisando algumas escalas musicais como bom Compositor (pseudo-musico, poser ), e lendo livro Bohumil med , 4 edição.. Que na verdade é um PDF que procurei na internet (os novos tempos). Deparei me com a escala de wollet , logo peguei a querida Flauta doce e a fiz . No início fui me acostumando com sua sonoridade, adaptei algumas canções infantis pra esta escala , alem de improvisos (coisa que eu adoro),  me veio a pergunta: O que é , quem é , ou sei lá da onde surgiu esta escala. No mesmo livro/ebook/PDF , só informava que esta escala foi "muita usada na música moderna", eu logo refutei : sim , claro mas qual época da música moderna , historicamente a muitos tipos de modernismo (risos). Imaginando que a origem da escala fosse alguém, ou um lugar (como acontece em várias outras escalas) , fui procurar al...

Minhas primeira impressão sobre as escalas indiana

Gostaria de compartilhar minha humilde experiência sobre a escala indiana , aqui no ocidente tido como uma escala exóticas.  Será um breve post , passando por cima de muita coisa. Comecei conhecendo esta escala logo , no início dos meus estudos teóricos, no momento que precisei entender algumas escalas pentatônicas, percebi que tinha várias penta, resolvi estudar as chinesa.. Mas falarei também delas mais tarde. A escalas indiana , são conhecida por RAGA e basicamente são movimento melódico , se estamos falando de escala indiana não podemos esquecer que a escala acompanha ritmo, chamado de TAAL. Antes de continuar: gostaria de ressaltar o uso desta escala, pois esta escala exige um certo cuidado ao prosseguir com suas melodias + ritmos,  normalmente quem estuda a cultura indiana , começa num ponto e o ponto pra começar a entende-lá talvez nunca chegue. Apesar de haver improvisos como acontece no jazz e blues, estamos falando da cultura indiana onde Acontece digamos algum...

Fiquei internado no hospital, mas fiz músicas para flauta doce!

 Bom para iniciar o post, conto que estou bem e que foi uma passagem meio conturbado na minha vida, que não gostaria de expor tal assunto, mas que realmente não gostaria que outra pessoas não passasem pelo que passei. Mas foi uma boa para me alimentar de boas musica, muito bem compostas. que você pode ver abaixo nas fotos, tambem conto aqui que pude tocar um pouco de piano já que na hora das recreações do hospiutal tinha um piano a disposição para mim tocar, e la se foram alguns campos harmonicos de estudos na música. improvisos daqui e dali e voa la, mais umas músicas compostas na hora. As composições abaixo: Flauta Doce.