Atualmente, é fácil encontrar pessoas se descobrindo ótimas (os) compositores musicais, o simples fato destas pessoas quererem aprender a tocar ou cantar, acabam se auto incentivando, se estimulando à trilhar nesse universo criativo da composição. - A dois fatores que tenho costume de deixar separados, uma se tratando da composição para instrumentos, e outra para letras musicais na qual irei abordar.
Existe sempre um estudo básico na teoria musical, você pode compreender qualquer parte dela e mesmo que tenha, por exemplo somente a ideia de executar ritmos simples já seria um grande avanço na sua composição de uma letra, como é o caso de bons rappers e mc's que acabam se utilizando desse elemento para compor letras , muitas vezes improvisada e ou falada e com muitos acompanhamentos rítmicos.
Deixando de lado as duas maneiras acima de compor uma letra (utilizando a teoria com sua notação musical ou improviso rítmico como acompanhamento), vamos aos instrumentos que também contribuem para uma fluidez na sua composição letrista.
Os dois instrumento que mais se utilizam na criação da letra é sem dúvida o violão ou piano.
O violão é versátil , barato e com possibilidades harmônica infinita , exige certa postura e agilidade que vai depender do estilo musical naturalmente. O destaque positivo é a funcionalidade de se usar progressão harmônica matando dois coelhos com uma cajá da da, só!🐇 Criando o ritmo e harmonia desejável a sua letra que você vem testando, improvisando.
O Piano/teclado possuem quesitos como a possibilidade infinita de progressão harmônica, de ter as posturas adequada. O ponto bom no uso do piano como apoio para criação da letra é a ideia de facilitar na afinação vocal , já caminhando uma melodia e sugestionando a harmonia que faria a banda por exemplo.
Como visto a escolha de qualquer dos dois, tenderá pra mais ou menos expressividade. No entanto a escolha deve seguir do instrumento que você mais acaba dominando, vale lembrar que não é necessário saber tocar, sendo assim concentrando-se nas palavras e seus significados, na hora de compor.
Outros instrumentos que por ventura você possa utilizar se, com muita expertise é flautas, violinos, saxofones, banjos, metalofones.
Porque acabo citando esses instrumentos?
Bom a flauta doce vem me acompanhando fielmente na criação melódica, já tentei usar ela em criação de letras em português e confesso que ajudou no entendimento do que eu iria fazer com a voz (ou seja , corrigindo de certa forma minha afinação com a escala daquela letra), no fim não acabei finalizando, mas o uso dela mereceu pontos pois não tinha um teclado e mesmo que tivesse eu não teria tal habilidade.
Mas o uso desses instrumentos melódicos como violino é uma ótima opção , pois na composição da letra fica a cargo também dos significado de cada palavra e frase, portanto o fraseado da melodia seria aquele complemento, e a ajuda desse instrumento influenciariam na decisão final ou continuação da poesia em si.
O metalofone que citei como exemplo seria outro instrumento bom para elaborar as melodias de suas letras, apesar de ser percussivo. mas vejam bem isto, pois o piano também apresenta caráter percussivo. Claro que não é um instrumento comum de se adquirir, mas com plena certeza daria para usá lo e formar possíveis cifras.
O saxofones e outros que possuem suas famílias de afinação (soprano,contralto, tenor,baixo) seria outra ideia que contribuiria se você tiver que elaborar um arranjo para uma banda completa. Se você tiver os 4 naipes ai com você e você dominar o sax poderá ter uma noção melhor de como se tornará sua canção.
Nada substitui o velho violão , ou a ajuda do piano na criação de uma letra ou arranjo. Mas se por um acaso você for bom no seu instrumento e ter uma boa imaginação poderá facilmente usalo para criar suas letras, e volto a dizer a letra não necessário precisa ser complexo demais no fraseado da melodia, só prestar atenção nas canção de rap, que utiliza o fator rítmico.
Também acredito que o significado das palavras e frases, é o fator que mais conta no resultado final de uma música.
Se gostou da ideia de utilizar outros instrumento fora do padrão, comente e veja o que poderá ocorrer com esta forma de compor.
Como visto a escolha de qualquer dos dois, tenderá pra mais ou menos expressividade. No entanto a escolha deve seguir do instrumento que você mais acaba dominando, vale lembrar que não é necessário saber tocar, sendo assim concentrando-se nas palavras e seus significados, na hora de compor.
Outros instrumentos que por ventura você possa utilizar se, com muita expertise é flautas, violinos, saxofones, banjos, metalofones.
Porque acabo citando esses instrumentos?
Bom a flauta doce vem me acompanhando fielmente na criação melódica, já tentei usar ela em criação de letras em português e confesso que ajudou no entendimento do que eu iria fazer com a voz (ou seja , corrigindo de certa forma minha afinação com a escala daquela letra), no fim não acabei finalizando, mas o uso dela mereceu pontos pois não tinha um teclado e mesmo que tivesse eu não teria tal habilidade.
Mas o uso desses instrumentos melódicos como violino é uma ótima opção , pois na composição da letra fica a cargo também dos significado de cada palavra e frase, portanto o fraseado da melodia seria aquele complemento, e a ajuda desse instrumento influenciariam na decisão final ou continuação da poesia em si.
O metalofone que citei como exemplo seria outro instrumento bom para elaborar as melodias de suas letras, apesar de ser percussivo. mas vejam bem isto, pois o piano também apresenta caráter percussivo. Claro que não é um instrumento comum de se adquirir, mas com plena certeza daria para usá lo e formar possíveis cifras.
O saxofones e outros que possuem suas famílias de afinação (soprano,contralto, tenor,baixo) seria outra ideia que contribuiria se você tiver que elaborar um arranjo para uma banda completa. Se você tiver os 4 naipes ai com você e você dominar o sax poderá ter uma noção melhor de como se tornará sua canção.
Nada substitui o velho violão , ou a ajuda do piano na criação de uma letra ou arranjo. Mas se por um acaso você for bom no seu instrumento e ter uma boa imaginação poderá facilmente usalo para criar suas letras, e volto a dizer a letra não necessário precisa ser complexo demais no fraseado da melodia, só prestar atenção nas canção de rap, que utiliza o fator rítmico.
Também acredito que o significado das palavras e frases, é o fator que mais conta no resultado final de uma música.
Se gostou da ideia de utilizar outros instrumento fora do padrão, comente e veja o que poderá ocorrer com esta forma de compor.

Comentários
Postar um comentário