Pular para o conteúdo principal

Como é ser um DJ na vida real

Para aqueles que possuem um sonho de ser um DJ famoso, trago aqui umas poucas verdade sobre a profissão. Isso porque apesar de não exercer a profissão de um discotecário , de não estar nas baladas, afters da vida , as raves, ou estar em alguma rádio, ainda faço o trabalho diariamente à lição de casa de ouvir música.

Ser DJ hoje em dia , exige cada vez mais pesquisa musical tanto do passado quanto os lançamento que surge a todo vapor, isso merece ser pontuado em sua carreira, e não obstante disso , aliados à querer produzir mais música, faz com que muitos parem de querer crescer no ramo.

Basicamente, à carreira de DJ existem alguns caminhos , e com isso quero dizer modo de atuação. Como por exemplo ser um DJ conhecido , por trazer novidades, ou apenas, se auto sustentar com eventos corporativo.  Mas devo falar que independente das escolhas, todos são possíveis, obviamente, que para isso acontecer à busca por parcerias que te auxiliem seja muito necessário, é muito bom nessa parte, ir do princípio que essa profissão seja levado como uma pequena empresa, ou seja existe o seu trabalho e o lado burocrático da coisa, organização é tudo!

Também quando se fala em DJ hoje em dia, se remete também a querer criar música , sinceramente isso pra mim já fugiria do assunto, mas como acabam misturando tudo , não é atoa que DJ adora misturar tudo música, termos ,conceitos :).  Mas o Produzir música, ou fazer alguma coisa com ela , acredito mais na força de aprendizado que a pessoa busca, pois vejo muitos querendo produzir seus fonogramas (mp3 ou wav, músicas) , crendo na possibilidade de surgir como uma promessa de mais tarde sair por ai pelo mundo tocando.   Das duas linhas de raciocínio, o de aprendizado ou a de se torná Popular, acredito que as duas levam a querer algo novo, e esse algo novo é sempre bom (desde que faça bom trabalho de muita pesquisa).

O DJ precisa conhecer as músicas, precisa conhecer um pouco de música (teorias e conceitos), história das artes de modo geral, como que cada coisa influência outra, não que o DJ vá tocar Beethoven, mas hoje tem bastante versões utilizando músicas clássica que considero , a buscar as composições do passado, saber a origem das música (tem muito remix , com trechos de música clássico ou barroca).   Conhecer as ferramentas que vai utilizar, se vai Usar apenas o kit mixer+toca discos, controlador e se vai apresenta de forma performático ou não, pois isso vai demonstra se merece ou não a popularidade.

Se vai se tornar um Compositor/produtor , ai que deves conhecer muita coisa mesmo de música, alem de estudar essas teorias, as ferramentas que cada um trabalha exige tempo pra aprender, visto que no caso de produção musical, os software que existem são numerosos, nesse caso eu sugiro a escolha de apenas um e ir ate o fim com ele (a menos que outro possa trazer funcionalidade melhor), mas o simples fato , de que música não se faz de qualquer jeito e mesmo aquele seu amigo batendo pé que é só fazer as coisas assim assim assado, eu digo que não é bem assim. Estude por você mesmo e verá que nossos experimento vai longe.

Desejo boa sorte nas suas conquista meus caros DJs e produtores (apesar deu ainda achar que vocês são mais compositores do que produtor) ,  como dito antes mixando ate palavras, vocês se tornarão muito "populares".   E que da sua popularidade seja o resultado de muito esforço e pesquisa do seu trabalho, dos seus projetos.  Nunca pare de estudar pois música é universal e muito simples relaxar nos estudos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da escala de wollet: origem

Sem delongas! O intuito deste blog alem de compartilhar meus pensamento, serve de atrativo de estudo(também não sei o que quis dizer). Estava eu aqui em casa passando e revisando algumas escalas musicais como bom Compositor (pseudo-musico, poser ), e lendo livro Bohumil med , 4 edição.. Que na verdade é um PDF que procurei na internet (os novos tempos). Deparei me com a escala de wollet , logo peguei a querida Flauta doce e a fiz . No início fui me acostumando com sua sonoridade, adaptei algumas canções infantis pra esta escala , alem de improvisos (coisa que eu adoro),  me veio a pergunta: O que é , quem é , ou sei lá da onde surgiu esta escala. No mesmo livro/ebook/PDF , só informava que esta escala foi "muita usada na música moderna", eu logo refutei : sim , claro mas qual época da música moderna , historicamente a muitos tipos de modernismo (risos). Imaginando que a origem da escala fosse alguém, ou um lugar (como acontece em várias outras escalas) , fui procurar al...

Minhas primeira impressão sobre as escalas indiana

Gostaria de compartilhar minha humilde experiência sobre a escala indiana , aqui no ocidente tido como uma escala exóticas.  Será um breve post , passando por cima de muita coisa. Comecei conhecendo esta escala logo , no início dos meus estudos teóricos, no momento que precisei entender algumas escalas pentatônicas, percebi que tinha várias penta, resolvi estudar as chinesa.. Mas falarei também delas mais tarde. A escalas indiana , são conhecida por RAGA e basicamente são movimento melódico , se estamos falando de escala indiana não podemos esquecer que a escala acompanha ritmo, chamado de TAAL. Antes de continuar: gostaria de ressaltar o uso desta escala, pois esta escala exige um certo cuidado ao prosseguir com suas melodias + ritmos,  normalmente quem estuda a cultura indiana , começa num ponto e o ponto pra começar a entende-lá talvez nunca chegue. Apesar de haver improvisos como acontece no jazz e blues, estamos falando da cultura indiana onde Acontece digamos algum...

Fiquei internado no hospital, mas fiz músicas para flauta doce!

 Bom para iniciar o post, conto que estou bem e que foi uma passagem meio conturbado na minha vida, que não gostaria de expor tal assunto, mas que realmente não gostaria que outra pessoas não passasem pelo que passei. Mas foi uma boa para me alimentar de boas musica, muito bem compostas. que você pode ver abaixo nas fotos, tambem conto aqui que pude tocar um pouco de piano já que na hora das recreações do hospiutal tinha um piano a disposição para mim tocar, e la se foram alguns campos harmonicos de estudos na música. improvisos daqui e dali e voa la, mais umas músicas compostas na hora. As composições abaixo: Flauta Doce.