Pular para o conteúdo principal

A maneira de ouvir música

Aquele que nunca apreciou música clássica, deve cogitar à possibilidade de ir ao seu APP de música e tornar isso um hábito. Claro que isso que falo é um tom de ironia, mas uma das maneiras que busquei em ouvir esse tipo de música foi o simples fato de que eu não conhecia. Assim como não conhecia os the beatles.

Realmente os beatles , tem muita gama de som para se aproveitar  e a  maneira que tive para buscar em aprender a conhecê los foi , procurando nas música deles algum sentido , na sonoridade deles não falo de composição e nem de letra, só estas duas já da um trabalho entender, mas fui pelo conjunto das obras, da produção mesmo. Acho que de todos os álbum que busquei aprender a ouvir, foi o álbum revólver. Principalmente pelo fato histórico de que foi gravada com apenas fitas de rolo de gravação, com algumas pessoas dando play e pause digamos assim , coisa que quando descobri isso fiquei maravilhado.

Voltando na música clássica, especificamente o compositor Beethoven que me surpreendeu pela história dele ficar surdo , acho que isso é pra qualquer um que acaba conhecendo a fundo sua vida. Mas a maneira que fui buscar para ouvir suas composição foi na tentativa de compreender , o como era orquestrado toda aquela estrutura musical. Normalmente quem começa estudando teoria , chega numa parte da vida que precisa prestar atenção nas formas musicais. Outro que ajudou nesse sentido foi Mozart!

Saindo da maneira que eu escuto música de produção e composição, indo para o lado poético,  muito já escutei Djavan,  são letras que ele escreveu que levo ainda tempo para compreender, não o significado e talvez sim o sentido real de algumas belas melódias e escrita.

Outra maneira que eu busco ouvir , são músicas solos para instrumentos, por exemplo um solo pra minha querida flauta doce, Não canso de gostar do compositor Vivaldi , Bach . que tem peças para flautas que realmente impressiona . no piano algumas obras de Claude Debussy, próprio Mozart, mas não é só música barroca ou clássica que eu procuro ouvir e entender, escuto muito jazz pra piano e saxofone também, coisas do Kenny G por exemplo.

Tudo isso eu busco ouvir e aprender, imitar e improvisar, uns escuto por causa da produção musical, outros pela composição, melhorar a interpretação de algum instrumento que eu toque ou canto , pois ajuda no estudo.  Realmente , o estudo vai longe desde a ideia da onda sonora que é propagado pelo ar e chega ate os ouvidos interno, ate os conceitos mais simples de saber harmonia, melodia e ritmo, alem de muita história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da escala de wollet: origem

Sem delongas! O intuito deste blog alem de compartilhar meus pensamento, serve de atrativo de estudo(também não sei o que quis dizer). Estava eu aqui em casa passando e revisando algumas escalas musicais como bom Compositor (pseudo-musico, poser ), e lendo livro Bohumil med , 4 edição.. Que na verdade é um PDF que procurei na internet (os novos tempos). Deparei me com a escala de wollet , logo peguei a querida Flauta doce e a fiz . No início fui me acostumando com sua sonoridade, adaptei algumas canções infantis pra esta escala , alem de improvisos (coisa que eu adoro),  me veio a pergunta: O que é , quem é , ou sei lá da onde surgiu esta escala. No mesmo livro/ebook/PDF , só informava que esta escala foi "muita usada na música moderna", eu logo refutei : sim , claro mas qual época da música moderna , historicamente a muitos tipos de modernismo (risos). Imaginando que a origem da escala fosse alguém, ou um lugar (como acontece em várias outras escalas) , fui procurar al...

Minhas primeira impressão sobre as escalas indiana

Gostaria de compartilhar minha humilde experiência sobre a escala indiana , aqui no ocidente tido como uma escala exóticas.  Será um breve post , passando por cima de muita coisa. Comecei conhecendo esta escala logo , no início dos meus estudos teóricos, no momento que precisei entender algumas escalas pentatônicas, percebi que tinha várias penta, resolvi estudar as chinesa.. Mas falarei também delas mais tarde. A escalas indiana , são conhecida por RAGA e basicamente são movimento melódico , se estamos falando de escala indiana não podemos esquecer que a escala acompanha ritmo, chamado de TAAL. Antes de continuar: gostaria de ressaltar o uso desta escala, pois esta escala exige um certo cuidado ao prosseguir com suas melodias + ritmos,  normalmente quem estuda a cultura indiana , começa num ponto e o ponto pra começar a entende-lá talvez nunca chegue. Apesar de haver improvisos como acontece no jazz e blues, estamos falando da cultura indiana onde Acontece digamos algum...

Fiquei internado no hospital, mas fiz músicas para flauta doce!

 Bom para iniciar o post, conto que estou bem e que foi uma passagem meio conturbado na minha vida, que não gostaria de expor tal assunto, mas que realmente não gostaria que outra pessoas não passasem pelo que passei. Mas foi uma boa para me alimentar de boas musica, muito bem compostas. que você pode ver abaixo nas fotos, tambem conto aqui que pude tocar um pouco de piano já que na hora das recreações do hospiutal tinha um piano a disposição para mim tocar, e la se foram alguns campos harmonicos de estudos na música. improvisos daqui e dali e voa la, mais umas músicas compostas na hora. As composições abaixo: Flauta Doce.