Pular para o conteúdo principal

Xaphoon , Um portátil saxofone!

O instrumento musical xaphoon dê pronúncia zâ-foon, possui um tamanho pequeno como uma Flauta Doce(soprano), ou flautas menores e comuns de se ver. O timbre sonoro lembra bastante à de um saxofone, e também não distante de um clarinete.  O instrumento perfeito para quem pretende iniciar estudos com paleta, parte principal da sua emissão sonora, de maneira que ela acabe vibrando como a maioria dos instrumento que usem a paleta, como é o caso do saxofone tenor.


Posso dizer que o xaphoon também é ideial para iniciação musical (como qualquer outro, claro!), mas o xaphoon foi criado justamente para essa finalidade, pois originalmente era e ainda é construído por Brian Wittman, feitos de bambu, - segundo ele; a ideia era de além de ensinar o estudo musical, como também à de se ter um instrumento leve, e barato. O que é meio justo, pois um saxofone sempre é difícil de se aprender , pois é grande e o sopro complicado para uma criança executar, fora o fator ser caro, principalmente na época.  E não acredito que possuía muitas marcas que hoje em dia se encontra, de saxofone ou clarinetes que são baratos de adquirir, que é outro papo.

Hoje em dia , existe a fabricação de xaphoon em resina, criada de uma das copias do original de bamboo. É possível encomenda um deles, e afirmo que o preço é justo. Não possui representação no Brasil, apenas uma representante que envia para América do sul inteira. Também é possível encomendar a versão de bambu , criada pelo próprio Brian Wittman. Informações mais abaixo.

Meu Xaphoon

O repertório do xaphoon é extenso como blues, rock, folclóricas, pop e o que a criatividade desejar. Possui boa intensidade sonora (volume), é possível fazer conjunto com diversos instrumento, piano, violão , outros instrumento de metais, percussão, quase todos eles o xaphoon foi muito bem, nos meus estudos.
Atinge duas oitavas, porém exige muita técnica na segunda oitava.  O praticante deve manter o estudo diário, nessas oitavas superiores, comum em instrumento de uso de paletas. A escolha de boas paletas também é importante, a paleta é a mesma do sax tenor então é uma boa dica pesquisar por boas marcas para o uso no xaphoon. Outro acessório que é legal procura se por ventura vier ter apuros, é a presilha que firma a paleta, E pode ser encontrada nos acessórios de clarinete.

O dedilhado se assemelha bastante ao da Flauta Doce, novamente igual ao de outras flautas também. Se souber o uso delas se dará muito bem neste instrumento.


Por se tratar de uma versão portátil de um saxofone, é interessante criar versões de sax para o xaphoon, nesse processo diria para ir alem e fazer uso de partituras contralto de flautas doces (hehe), tocar peças de clarinete também é interessante, mas não podemos esquecer das limitação do xaphoon, que apesar de imitar um sax ainda é um xaphoon. :)

As principais dificuldades como já exemplificado é a embocadura e o controle do sopro, ou seja; necessário entender que é preciso usar o diafragma e acertar os lábio firmemente, (as primeira experiência será desagradável , pois ao vibrar a paleta , os próprio lábio também irá vibra los, e ate isso acostumar você sentirá muita cócega nessas áreas da face). Estudar o uso correto de diafragma é importante para qualquer instrumento de sopro e canto (E leve para a vida, pois ajuda em exercício aeróbicos :).

Você pode encontrar mais informações em como adquirir, materiais de apoio , partituras para o xaphoon (sheet music), no site : www.xaphoon.com

Obs: O meu xaphoon foi adquirido através do Mercado Livre , então é capaz de alguem estar revendendo por lá. Mas a versão bamboo acredito que só encomendando através do site.

Gostou do instrumento? Que tal incluir na sua escola de música? Porque não inclui lo no seu repertório da sua banda?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da escala de wollet: origem

Sem delongas! O intuito deste blog alem de compartilhar meus pensamento, serve de atrativo de estudo(também não sei o que quis dizer). Estava eu aqui em casa passando e revisando algumas escalas musicais como bom Compositor (pseudo-musico, poser ), e lendo livro Bohumil med , 4 edição.. Que na verdade é um PDF que procurei na internet (os novos tempos). Deparei me com a escala de wollet , logo peguei a querida Flauta doce e a fiz . No início fui me acostumando com sua sonoridade, adaptei algumas canções infantis pra esta escala , alem de improvisos (coisa que eu adoro),  me veio a pergunta: O que é , quem é , ou sei lá da onde surgiu esta escala. No mesmo livro/ebook/PDF , só informava que esta escala foi "muita usada na música moderna", eu logo refutei : sim , claro mas qual época da música moderna , historicamente a muitos tipos de modernismo (risos). Imaginando que a origem da escala fosse alguém, ou um lugar (como acontece em várias outras escalas) , fui procurar al...

Minhas primeira impressão sobre as escalas indiana

Gostaria de compartilhar minha humilde experiência sobre a escala indiana , aqui no ocidente tido como uma escala exóticas.  Será um breve post , passando por cima de muita coisa. Comecei conhecendo esta escala logo , no início dos meus estudos teóricos, no momento que precisei entender algumas escalas pentatônicas, percebi que tinha várias penta, resolvi estudar as chinesa.. Mas falarei também delas mais tarde. A escalas indiana , são conhecida por RAGA e basicamente são movimento melódico , se estamos falando de escala indiana não podemos esquecer que a escala acompanha ritmo, chamado de TAAL. Antes de continuar: gostaria de ressaltar o uso desta escala, pois esta escala exige um certo cuidado ao prosseguir com suas melodias + ritmos,  normalmente quem estuda a cultura indiana , começa num ponto e o ponto pra começar a entende-lá talvez nunca chegue. Apesar de haver improvisos como acontece no jazz e blues, estamos falando da cultura indiana onde Acontece digamos algum...

Fiquei internado no hospital, mas fiz músicas para flauta doce!

 Bom para iniciar o post, conto que estou bem e que foi uma passagem meio conturbado na minha vida, que não gostaria de expor tal assunto, mas que realmente não gostaria que outra pessoas não passasem pelo que passei. Mas foi uma boa para me alimentar de boas musica, muito bem compostas. que você pode ver abaixo nas fotos, tambem conto aqui que pude tocar um pouco de piano já que na hora das recreações do hospiutal tinha um piano a disposição para mim tocar, e la se foram alguns campos harmonicos de estudos na música. improvisos daqui e dali e voa la, mais umas músicas compostas na hora. As composições abaixo: Flauta Doce.