Pular para o conteúdo principal

Maior ou menor, Alegre ou Triste!

A música sempre foi importante em diversos momentos da humanidade, ela também traz consigo a essência dos sons da natureza, os animais , as plantas, no mar, na terra , no vento e com toda certeza no espaço sideral :) , muito provavelmente , é ela que contribui para entender os nossos sentimento, pois damos significado aos sons.  E uma pequena parte fica por conta da boa e velha poesia, com seus pensares e dizeres, ensinamentos que ficam marcados e expressado pelos cantores e músicos , os grandes artistas.


A estas músicas , criadas é claro por bons compositores exige o entendimento de que , determinada música devem ser em modo maior ou em modo menor, em outras palavras; tais músicas são alegres ou triste, como uma forma de ajudar a compreender os modos de uma escala musical. Por exemplo : o famoso Do Re Mi Fa Sol La Si (Do), sendo o alegre ou feliz , sentimento que explica melhor o modo Maior. (Concerteza isso ajuda numa composição), E também o famoso La Si Do Re Mi Fa Sol (La), Sendo o triste da história, um sentimento que tende a dar essa conotação de algo sombrio, por vezes, que acaba explicando melhor o tom menor natural, e nesse caso sendo o tom relativo de Do maior.

Essa ideia de maior ser alegre ou menor ser sombrio, é que sempre intrigou ao fato de; será mesmo que isso é verdade? -digo, é possível comprovadamente que estás modalidade refletem ao sentimento, será que não é possível sentir ou ter essa perspectiva de algo  sombrio , numa  tonalidade maior? Ou algo  alegre e feliz , numa  tonalidade  menor?
São , perguntas simples e vamos ter que responde las ao longo dos próximos capítulos deste blog.
[To be continued..]

Para você , acredita nessa ideia de exemplo que acontece nas escolas de música, para demonstrar o uso dos tons maiores ser alegre? Será possível sentir felicidade ouvindo estas tonalidades menores, como acontece na maior? E a pergunta final é existe sentimento, E a essa perspectiva muda, se alterar o tom que estamos executando? Ou toda essa perspectiva de sentimento é mito? Comente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da escala de wollet: origem

Sem delongas! O intuito deste blog alem de compartilhar meus pensamento, serve de atrativo de estudo(também não sei o que quis dizer). Estava eu aqui em casa passando e revisando algumas escalas musicais como bom Compositor (pseudo-musico, poser ), e lendo livro Bohumil med , 4 edição.. Que na verdade é um PDF que procurei na internet (os novos tempos). Deparei me com a escala de wollet , logo peguei a querida Flauta doce e a fiz . No início fui me acostumando com sua sonoridade, adaptei algumas canções infantis pra esta escala , alem de improvisos (coisa que eu adoro),  me veio a pergunta: O que é , quem é , ou sei lá da onde surgiu esta escala. No mesmo livro/ebook/PDF , só informava que esta escala foi "muita usada na música moderna", eu logo refutei : sim , claro mas qual época da música moderna , historicamente a muitos tipos de modernismo (risos). Imaginando que a origem da escala fosse alguém, ou um lugar (como acontece em várias outras escalas) , fui procurar al...

Minhas primeira impressão sobre as escalas indiana

Gostaria de compartilhar minha humilde experiência sobre a escala indiana , aqui no ocidente tido como uma escala exóticas.  Será um breve post , passando por cima de muita coisa. Comecei conhecendo esta escala logo , no início dos meus estudos teóricos, no momento que precisei entender algumas escalas pentatônicas, percebi que tinha várias penta, resolvi estudar as chinesa.. Mas falarei também delas mais tarde. A escalas indiana , são conhecida por RAGA e basicamente são movimento melódico , se estamos falando de escala indiana não podemos esquecer que a escala acompanha ritmo, chamado de TAAL. Antes de continuar: gostaria de ressaltar o uso desta escala, pois esta escala exige um certo cuidado ao prosseguir com suas melodias + ritmos,  normalmente quem estuda a cultura indiana , começa num ponto e o ponto pra começar a entende-lá talvez nunca chegue. Apesar de haver improvisos como acontece no jazz e blues, estamos falando da cultura indiana onde Acontece digamos algum...

Fiquei internado no hospital, mas fiz músicas para flauta doce!

 Bom para iniciar o post, conto que estou bem e que foi uma passagem meio conturbado na minha vida, que não gostaria de expor tal assunto, mas que realmente não gostaria que outra pessoas não passasem pelo que passei. Mas foi uma boa para me alimentar de boas musica, muito bem compostas. que você pode ver abaixo nas fotos, tambem conto aqui que pude tocar um pouco de piano já que na hora das recreações do hospiutal tinha um piano a disposição para mim tocar, e la se foram alguns campos harmonicos de estudos na música. improvisos daqui e dali e voa la, mais umas músicas compostas na hora. As composições abaixo: Flauta Doce.